Loja COOPMAC | Parque de Exposições da Coopmac - Recreio - Vitória da Conquista, BA | +55 77 2101-4022 / 2101-4021
Segundo dados divulgados pelo Rabobank, os preços do café avançaram 17% na Bolsa de Nova York no último ano. Os números foram divulgados nesta segunda-feira (22), em análise feita após um ano do início da pandemia. Em comparação com as demais commodities agrícolas, o café ficou avançou com menos intensidade, já que os números do Rabobank mostram alta de 45,1% durante o período para outras commodities.
“Mesmo assim, olhando para o mercado local, a depreciação do real brasileiro colaborou para que as cotações de café atingissem patamares recordes em março 2021, em média R$ 740/saca (60 quilos), 33% maior em relação a 12 meses”, afirma o Rabobank.
O relatório afirma ainda que o principal fator para valorização do mercado, é justamente a oferta restrista do Brasil na safra 21 de café. Além da bienalidade, a principal região produtora do país enfrentou um intenso déficit hídrico e temperaturas elevadas no período de florada, impactando diretamente na produtividade da safra.
O Rabobank estima o atual ciclo em 56,2 milhões de sacas, sendo 36 milhões do tipo arábica. Isto representa uma queda de 26,5% em relação a 2020/21, para o arábica. Dependendo do desenvolvimento dos grãos, novas reduções não estão descartadas. Paralelamente, existe uma grande preocupação sobre a qualidade da safra devido à irregularidade das chuvas durante o ciclo. Leia na íntegra.
A Secretaria de Comércio Exterior (Camex) divulgou nesta segunda-feira (22) que o volume embarcado de carne bovina fresca, refrigerada ou congelada alcançou 88,7 mil de toneladas até a terceira semana de março. A média diária embarcada na terceira semana de março ficou em 5,9 mil toneladas e teve um avanço de 3,43% se comparado com os dados observados em março do ano passado, que registrou uma média exportada de 5,7 mil toneladas.
O analista da Safras & Mercados, Fernando Henrique Iglesias, destacou que o ritmo da exportação segue parecido com as semanas anteriores. “Realmente a China está demandando mais carne e precisa recompor estoques públicos após o feriado de ano novo lunar. Isso é um bom cenário para o exportador Brasileiro”, comenta.
© 2024 - Coopmac