Loja COOPMAC | Parque de Exposições da Coopmac - Recreio - Vitória da Conquista, BA | +55 77 2101-4022 / 2101-4021

Prefeitura de Barra do Choça realiza 1º Encontro de Diversificação para a Agricultura Familiar

Aproximadamente 500 pessoas compareceram ao evento

Prefeitura de Barra do Choça realiza 1º Encontro de Diversificação para a Agricultura Familiar

ASCOM

Por Luana Lopes

 

Aconteceu em Barra do Choça, nos dias 29 e 30 de setembro, o 1º Encontro de Diversificação para Agricultura Familiar. Promovido com objetivo de fortalecer essa prática que favorece o solo e contribui ao incremento do fluxo de renda entre os produtores.

Realizado na Fazenda Cotefave, o evento teve a participação de cooperativas, associações e representantes do poder público, além de grandes, médios e pequenos produtores da região do Planalto da Conquista.

O Encontro contou com palestras de especialistas da área, como o corretor de café Carlos Novaes e o engenheiro agrônomo Gianno Brito. Esse último, por exemplo, expôs estratégias para ampliação da produção e adoção de tecnologias com baixo custo, inclusive através da revisão das políticas ambientais de modo mais condizente com as atuais adversidades climáticas:

 “Parabenizo ao prefeito Oberdan Rocha e sua equipe por mais esse evento realizado.

Fiquei muito feliz em participar, mostrando ao público presente que a região de Barra do Choça possui um grande potencial de produção, não somente no café, mas em diversas culturas. Há cerca de uma década vivemos um período de adversidades climáticas, jamais visto. Secas históricas estão causando grandes prejuízos ao município. Ainda assim, acredito que com boa vontade política e organização da sociedade, podemos mudar a história e nos preparar para outros momentos de adversidades, que certamente surgirão no futuro.

A Barra possui um clima muito bom, assim como o solo, topografia e excelentes condições de armazenamento de água, para ser usada em momentos de seca. O governo estadual precisa rever a sua política ambiental o quanto antes, incentivando e financiando pequenas barragens para que os produtores possam armazenar água – fundamental em tempos de seca. Nos últimos 10 anos o Planalto da Conquista deixou de produzir mais de 2,5 milhões de sacas de café e isso representa atualmente 2,5 bilhões de reais. Tínhamos mais de 25 mil empregos diretos, hoje menos da metade. Em uma década perdemos 25 mil hectares de café no Planalto da Conquista, dados oficiais da Conab.

Precisamos nos organizar e mudar o curso da história!”

 

 

Barra do Choça sempre se destacou pela força da sua agricultura, ao passo em que a diversificação pautada pelo evento já se verifica na produção de hortaliças, morangos, bananas e frutas cítricas, além da crescente bovinocultura.

Segundo o Prefeito Oberdan Rocha, o desenvolvimento da cidade passa pela agricultura, cuja atividade familiar representa o maior número de produtores. É com essas pessoas que o município dialoga: “Queremos fazer com que o desenvolvimento seja distribuído entre pequenos produtores. A proposta desse evento é a diversificação, atividades que possamos incrementar, incentivar e motivar as pessoas a produzirem em suas propriedades, pequenas propriedades, para que possam ter subsistência com diversas atividades. Nós temos o café como base mas temos que agregar, já que o café é cultura anual, temos que agregar outras culturas para que no decorrer do ano os pequenos produtores possam tirar da terra sua subsistência, o seu recurso, gerando renda, emprego e desenvolvimento para o município.”

 

 

Nesse mesmo sentido, o Deputado Eduardo Sales acrescenta que agora é o momento ideal para fazer acontecer a diversificação da agricultura regional: “Olha, eu sou do tempo que essa região era somente café, estivemos presente em todos os momentos de exposições agropecuárias realizadas pela COOPMAC, pudemos avançar juntos. Hoje a perspectiva passa pela necessidade, é quase obrigatório que não permaneçamos mais numa monocultura, o café está muito bem agora, obrigado! Com bons preços e é um momento de entusiasmo da cafeicultura, mas é nesse momento de entusiasmo que sobra o dinheirinho lá e é o momento da gente diversificar um pouco mais. O momento é de fazermos com que essa agricultura familiar do médio produtor possa avançar trazendo para cá, por exemplo, uma cultura que gaste pouca água e que dê um resultado muito bom. As frutas vermelhas, como o morango… Precisamos aproveitar um momento como esse e avançar na fruticultura, na citricultura, etc. a turma já tem experiência aqui na região e a própria horticultura tem avançado muito. Eu acho também que o grande mote desse evento é dizer que precisamos avançar também na agro industrialização – como a COOPMAC fez lá atrás – e que a gente vê hoje aqui a Cooperbac, numa dimensão menor, mas também fazendo isso na cafeicultura. A gente vê a indústria processadora de leite fazendo isso, o mel, a indústria de farinha…  Nós podemos avançar muito mais, então eu, que estive seis anos como secretário estadual de agricultura, e vivo intensamente essa região há muitos e muitos anos, eu digo que é o momento certo! É a hora certa da gente poder avançar e dar sustentabilidade para a agropecuária de Barra do Choça, de Vitória da Conquista e de toda a região.”

 

 

O evento contou com o apoio da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a Cooperativa dos Produtores Rurais da Chapada Diamantina (Coopchapada) e a Cooperativa Mista de Pequenos Cafeicultores (Cooperbac).

COOPMAC

Rua Siqueira Campos 1320 - Recreio
Cep: 45020-505 - Vitória da Conquista, BA

+55 77 2101-4000

Loja COOPMAC

Parque de Exposições da Coopmac - Recreio
Vitória da Conquista, BA

+55 77 2101-4022 / 2101-4021