O presidente da Coopmac, Claudionor Dutra Neto, acompanhado do diretor executivo Ronaldo Barreto Leite e do coordenador regional do Sebrae em Vitória da Conquista, Cláudio Cardoso, foi o palestrante da abertura do Fórum Empresarial promovido pela Associação Comercial de Itabuna. O evento aconteceu na noite do dia 4, no Hotel Tarik, em Itabuna, e reuniu empresários, imprensa, representantes de diversas entidades e autoridades locais.
O objetivo do encontro foi informar aos presentes os detalhes de organização que poderão ser aplicados na realização da Exposição Agropecuária, Industrial e Comercial de Itabuna, a Expofenita, que acontece no próximo mês de setembro. Claudionor apresentou um vídeo com um resumo dos resultados da Expoconquista e o quanto um evento desta grandeza consegue promover o desenvolvimento regional, servindo como propulsor do crescimento dos negócios em todo município.
Também foi destaque na apresentação a forma de se buscar parcerias, o tratamento voltado aos expositores e público em geral, a conscientização sobre a importância do negócio como foco principal e o oferecimento de lazer, cultura e entretenimento em paralelo à busca de bons negócios realizados durante a exposição.
“As exposições são um espelho do que acontece dentro de uma cidade, numa região, e são extremamente importantes para a promoção das inovações tecnológicas nas áreas de genética, máquinas e equipamentos, treinamentos,cursos, palestras, ou seja, todos os meios que se possa utilizar para levar à sociedade”, disse Claudionor.
O prefeito de Itabuna, capitão Azevedo, que havia designado seus secretários para participarem do lançamento da Expoconquista 2010, no último dia 28 de janeiro, se mostrou bastante satisfeito com o resultado do encontro com o presidente da Coopmac. Observou que a Expoconquista já possui um modelo de planejamento que oferece um direcionamento e credibilidade que garantem o sucesso da exposição. “Em Itabuna, nós estamos buscando esses caminhos, porque temos que seguir os exemplos daquele que está tendo sucesso, como é o caso da Expoconquista. Por isso estamos realizando esse intercâmbio para trazer essas experiências para nossa exposição”, disse Azevedo.
Segundo o presidente da ACI, Eduardo Fontes Neto, a experiência adquirida pela Coopmac é um importante rumo que poderá ser seguido pelos organizadores da Expofenita. “Esse fórum empresarial foi criado para reunir todo o empresariado, não só de Itabuna como do sul da Bahia, para mostrarmos as oportunidades que existem em nossa região”, explicou.
O secretário de Assuntos Governamentais e Comunicação Social, Walmir Rosário, destacou que o modelo da Expoconquista resulta em um expressivo ganho econômico e social, por meio da integração entre governo e iniciativa privada. Para ele, a experiência de Conquista é um importante referencial para Itabuna.