Loja COOPMAC | Parque de Exposições da Coopmac - Recreio - Vitória da Conquista, BA | +55 77 2101-4022 / 2101-4021
ASCOM
Por Lucas Nascimento – estudante do 4º semestre de Jornalismo da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.
Para celebrar a cafeicultura da região e comemorar os seus 60 anos, a Cooperativa Mista Agropecuária Conquistense Ltda. realizou na última sexta-feira (09), a primeira etapa do I Concurso COOPMAC de Qualidade de Café. O evento aconteceu no Auditório César Nery e de acordo com o regulamento da competição, apenas sócios-cooperados puderam se inscrever.
Devido à pandemia da Covid-19, a Cooperativa realizou a fase inicial da disputa apenas com os jurados e uma equipe de apoio – seguindo todos os protocolos de segurança recomendados pelas autoridades de saúde. Estiveram presentes no local, o Presidente e o Diretor Executivo da entidade, além dos jurados e de representantes do Laboratório de Classificação e Degustação de Café da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB.
Foram julgados os grãos da espécie Coffea Arabica – através da Metodologia de Avaliação Sensorial da SCA (Specialty Coffee Association) – à nível de fragrância, sabor, acidez, corpo e uniformidade. No acontecimento, o Presidente da COOPMAC – Gilmar Oliveira – afirmou que o Concurso é um modo de prestigiar os cafeicultores cooperados, além de fazer parte das celebrações de aniversário da instituição, que completou no dia 08 de outubro, 60 anos.
Em entrevista, Isaac Figueira, Diretor Executivo da empresa, relatou que o principal objetivo desse evento é mostrar a qualidade dos grãos dos produtores – que segundo ele – com certeza podem estar em qualquer cafeteria do mundo: “É a forma que temos de prestigiar o trabalho e a dedicação de nossos cooperados, que além dos desafios inerentes à cafeicultura permaneceram fortes diante dos novos obstáculos impostos pela pandemia”, afirma.
Figueira também ressaltou o protagonismo da Cooperativa na cafeicultura do Planalto da Conquista. Segundo ele, é através da instituição que muitos cafeicultores alcançam o mercado, se estivessem sozinhos, talvez não obtivessem reconhecimento. “A gente faz com que a cafeicultura funcione! Nós armazenamos, preparamos e beneficiamos o café do nosso produtor, além de vendê-lo e exportá-lo.” pontuou o diretor.
A avaliação dos cafés foi feita por 6 degustadores profissionais (Q-graders): Bruno Rezende Alves (EISA Interagrícola S/A); Luciano Gomes da Silva (OLAM Agrícola Ltda); Iury Mares Barros (JC Café); Gustavo Borges da Hora (Café Grãos da Hora); Ney Moreira Rocha (Cafemil) e Anderson Dias da Silva (Fábrica do Sabor), sendo presidida pelo sr. Carlos Novaes (JC Café) e tendo como coordenador técnico o gerente de comercialização da COOPMAC – Maurício Magalhães Pacheco. A apreciação seguiu o modelo praticado pelo Concurso Internacional Cup Of Excellence, que estabelece uma nota de corte onde o café para ser considerado especial, deve atingir um mínimo de 80 pontos numa escala de 100. Ao final dos exames, o classificador, degustador e corretor de cafés – Carlos Novaes – destacou que os grãos avaliados poderiam competir não só na Bahia como por todo o Brasil. “Estamos buscando o excepcional dentro do melhor”, afirmou o árbitro.
Dentre os concorrentes, 10 seguiram para a segunda fase do torneio. Os finalistas terão entre os dias 13 e 30 de outubro para depositar seus lotes no armazém da COOPMAC; no dia 06 de novembro acontecerá uma nova prova (fase final), de onde – certamente – sairão os 5 melhores cafés do Planalto da Conquista.
© 2024 - Coopmac