Loja COOPMAC | Parque de Exposições da Coopmac - Recreio - Vitória da Conquista, BA | +55 77 2101-4022 / 2101-4021
Desde semana passada, as atenções estão voltadas para o encalhamento do navio porta-contêineres Ever Given no Canal de Suez. O trabalho de liberação do fluxo marítimo levou alguns dias, bloqueando a passagem de outras embarcações pela principal rota marítima que liga Ásia e Europa.
Na última sexta-feira (26), o mercado de café também voltou as atenções para o local, já que quase todas as importações de café conilon para a Europa do Vietnã passam pelo canal de Suez, e um fechamento prolongamento poderia levar a interrupções no fornecimento global de café. Os preços na Bolsa de Londres chegaram a subir mais de US$ 30 por tonelada na sessão, mas voltaram a recuar nesta segunda-feira (29).
Em relação aos embarques de café, Marcos Matos, diretor geral do Cecafé, confirma que de imediato, houve impactos no comércio mundial do café verde e solúvel do Vietnã para os principais mercados globais. “Contudo, fatos como esse afetam a todos e aprofundam um problema já observado aqui no Brasil, que é a falta de espaços nos navios e de contentores”, disse ao Notícias Agrícolas.
O porta-voz explicou ainda que apesar das exportações nos dois primeiros meses de 2021, favorecendo o alcance de volume recorde embarcado pelo Brasil até agora no ano safra (julho de 2020 até fevereiro de 2021), o mês de março já demonstra que esses desafios logísticos impactam as vendas externas do país, “conforme se poderá observar no relatório das exportações do Cecafé, que será divulgado na próxima semana”, afirma. Leia na íntegra.
O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), publicou na última sexta-feira (26/03) a Portaria 077/2021, com os critérios para a realização de leilões de animais em Goiás, na modalidade on-line, no período que compreende o revezamento previsto no Decreto Estadual 9.653, de 19 de abril de 2020 – que dispõe sobre a situação de emergência na saúde pública do Estado de Goiás, em razão da disseminação do novo coronavírus (Covid 19).
Por meio de reunião virtual, na manhã de sexta, as informações foram apresentadas pelo titular da Seapa, Antônio Carlos de Souza Lima Neto, e pelo presidente da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), José Essado Neto, para representantes de entidades do setor, como Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), leiloeiros de animais, entre outros.
“Neste momento, o foco é oferecer maior segurança ao segmento, minimizando riscos sanitários e fomentando a comercialização de animais no Estado de Goiás. Os leilões são necessários para garantir a continuidade das atividades pecuaristas, bem como fornecimento de insumos e alimentos”, afirma o secretário Antônio Carlos. Leia na íntegra.
© 2024 - Coopmac