Loja COOPMAC | Parque de Exposições da Coopmac - Recreio - Vitória da Conquista, BA | +55 77 2101-4022 / 2101-4021

A Exposição Conquista e os 60 anos da COOPMAC

Um dos maiores eventos agropecuários do Norte e Nordeste, a Exposição Conquista conta mais de meio século de existência.

A Exposição Conquista e os 60 anos da COOPMAC

ASCOM

Por Luana Lopes

Numa via de mão dupla que marcou todo o período, o evento beneficiou-se e fortaleceu a valorização da agropecuária, seja com a apresentação de animais e insumos, seja a partir das capacitações mediante cursos e palestras, além do suporte cultural diversificado que abarca de espetáculos musicais a espaços gastronômicos.

A Exposição Nacional do Agronegócio de Vitória da Conquista/BA é um acontecimento que integra a memória e a cultura dos conquistenses. O que nasceu da intenção de promover o desenvolvimento econômico regional através da Associação Agropecuária Conquistense de Compras em Comum Ltda., ao longo das décadas tornou-se um símbolo de fomento à agropecuária, à indústria e ao comércio. Os sucessivos recordes de público e de negócios realizados fizeram com que a realização do evento se tornasse fundamental não apenas para os organizadores – hoje a Cooperativa Mista Agropecuária Conquistense Ltda. (COOPMAC), mas também para a economia de toda a Bahia. 

Durante os dias da Feira, o mercado é aquecido pela geração de empregos diretos e indiretos, além do milionário capital movimentado em decorrência dos negócios celebrados. O número de animais ultrapassa 3 mil reses, distribuídas entre bovinos, equinos, caprinos e ovinos que são objeto de julgamentos, torneios e comercializações. À par das relações agromercantis, a Exposição Conquista promove espaços voltados ao conhecimento e à informação: shows; apresentações musicais; parque de diversões e, claro; espaço gastronômico multifacetado. Contudo, quem arca com os investimentos necessários à realização dessa festa com a cara da nossa economia? Com a cara da nossa população? 

O mesmo com o desenvolvimento econômico que impulsiona os negócios e catapultam os custos do Evento. A pecuária seletiva – não mais baseada no gado de abate, mas em animais de raças especiais – demanda uma logística complexa e a presença de reprodutores que estão no topo da cadeia de melhoramento genético. Ao longo do tempo, a mão-de-obra ficou cada vez mais rara e custosa, assim como as normas de segurança tornaram-se mais rigorosas, fazendo com que mais da metade das Exposições Agropecuárias do Brasil perdessem pujança, desaparecendo ou reduzindo o tamanho.

A COOPMAC realiza essa Feira tão simbólica há mais de 50 anos, não por obrigação estatutária, mas imbuída do intuito de perpetuar uma cultura anterior à existência dessa instituição enquanto Cooperativa. Um acontecimento desse porte necessita da participação dos entes sociais, sejam eles públicos ou privados. Nos últimos anos, entretanto, os aportes diminuíram, como esclarece o Vice-Presidente da Cooperativa e Conselheiro Diretor do Ramo Agropecuário pela Organização das Cooperativas do Estado da Bahia (OCEB), Jaymilton Gusmão: 

“O estado sempre foi um grande patrocinador do evento, instituições como o SEBRAE sempre foram grandes aportadoras de recursos para iniciativas desse tipo, as instituições bancárias financiavam porque sempre houve retorno. Existia Exposição no próprio planejamento das empresas e isso foi deixando de acontecer. Hoje todo mundo quer participar, todo mundo quer estar presente, todo mundo quer expor, mas as contribuições não são proporcionais ao evento, não podem garantir que ele aconteça. A gente paga muitos impostos, investimos muito em segurança, na parte física – construções, além da mão de obra. Um verdadeiro exército trabalha na montagem dessa Festa.” 

Em 2019, a Exposição acabou adiada por falta de recursos, ausência de patrocínio suficiente. Para o ano de 2020, planejamos uma edição comemorativa, em homenagem à Vitória da Conquista e ao cooperativismo – que tanto se fortaleceu por aqui no decorrer dos nossos 60 anos. Elaboramos até mesmo um novo calendário, que aproveitasse melhor clima da cidade, mas desta feita o adiamento se deu conta de uma pandemia.

Apesar da envergadura socioeconômica da tradicional Feira Agro, a Cooperativa não poderia fechar os olhos às preocupações atinentes à saúde de todos os brasileiros, que exigem o presente momento de isolamento social. No âmbito do cooperativismo, opta então por depositar os seus valores – dentre eles, a solidariedade – no apoio desta causa, colocando-se à serviço do bem comum.  

COOPMAC

Rua Siqueira Campos 1320 - Recreio
Cep: 45020-505 - Vitória da Conquista, BA

+55 77 2101-4000

Loja COOPMAC

Parque de Exposições da Coopmac - Recreio
Vitória da Conquista, BA

+55 77 2101-4022 / 2101-4021